LANÇAMENTO: Criei a metade do seu ebook.Todas as ferramentas que você precisa para criar e lançar seu ebook estão prontas. QUERO CRIAR MEU EBOOK

X


17 julho 2019

12 ideias de freebies para aumentar a lista de email

aumentar a lista de email

Acredito eu que você já deve saber que construir uma lista de e-mail faz parte da estratégia do seu blog de negócios. Já falamos sobre isso no artigo porque toda blogueira precisa de uma lista de email, mas o que a maioria ainda não sabe é como construir essa lista. 

Não basta escolher a plataforma que vai gerenciar seus contatos e esperar que eles surgem do nada. É necessário construir iscas para que o leitor deixe o seu email em troca de algo, e aos poucos a sua lista vai crescendo conforme os brindes que você vai criando.

Você precisa descobrir quais brindes deseja oferecer aos seus futuros assinantes, sempre analisando qual seria um bom incentivo para fazer com que os seus leitores saibam que ao assinarem a sua lista receberão algo gratuito em troca.

Por que você deve criar brindes para crescer sua lista?

É a melhor forma de gerar relacionamento e confiança. Criando brindes você estará adiquirinho experiência para elaborar seus próprios produtos digitais e seus assinantes sentirão o gostinho de como serão seus produtos pagos, mesmo que você ainda não tenha.

Seus brindes mostram aos leitores que você se importa com eles, e que você entrega o seu melhor pra sua lista. Há pessoas no entanto que acreditam que oferecer muitos brindes não é bom, pelo fato de acreditarem que a sua lista ficará cheia de pessoas que só querem ganhar brindes e as mesmas nuncam vão comprar nada de você, mas eu não vejo assim. 

A maioria de nós blogueiras, criamos um blog por amor, por sentir conexão com o nicho escolhido, e o nosso propósito é muito maior do que ficar em busca de clientes pagantes.

O que queremos na verdade é compartilhar para o maior número de pessoas a nossa mensagem, e distribuindo brindes com mais informações só ajudará nosso público-alvo.

A boa notícia é que ao oferecer conteúdo de valor gratuitamente, você estará construindo um negócio sólido de confiança que te dará um retorno de médio a longo prazo, é uma situação de ganha-ganha!


Mas como encontrar novas ideias para criar brindes?

Agora você está convencido da importância de criar brindes para aumentar a lista de e-mail, mas não sabe como começar e como encontrar ideias para esses brindes? Veja as 5 formas que eu uso para ter inspiração e como eu empacoto as minhas ideias.

1. Observe os seus posts mais populares

O Google Analytics é a ferramenta que você precisa para encontrar esses posts, caso o seu blog seja novo. Mas se o seu blog possui algum tempo, basta observar o número de visualizações, comentários e assim você estará criando um conteúdo que o seu público gosta.

Vamos supor que o seu blog seja sobre decoração minimalista, e o seu post mais popular é sobre como decorar uma cozinha no estilo minimalista. Então você pode criar uma lista com os 50 itens que você não usa mais na cozinha, ou um ebook sobre como iniciar nesse estilo para os iniciantes.

2. Crie up grades para postagens já existentes

Mesmo que o blog não tenha muitas postagens ou muitas visualizações, é possível criar um brinde baseado no seu conteúdo e chamamos isso que atualização.

Os upgrades são brindes relacionados ao assunto da postagem, e servem como um complemento do conteúdo. Ao fornecer algo a mais do que o prometido faz com quê o leitor se encante pelo seu blog e dessa forma você estará o incentivando a se inscrever na sua lista.

Suponhamos que o seu blog possui uma postagem com 7 dicas de como planejar o casamanto, então para complementar o conteúdo você pode oferecer uma lista dos principais itens que não podem faltar em um casamento, ou um guia básico de como organizar uma festa de casamento. As pessoas que estão acessando a postagem vão se interessar nos outros conteúdos, e a consequência é o aumento da sua lista de contatos.

3. Descubra o que é tendência no seu nicho

O seu blog é focado em um nicho? Se a resposta for sim, você terá facilidade quando for em busca dos assuntos populares e terá grandes chances de encontrar novas ideias para os seu brindes.

A primeira forma de descubrir é através do Google trends, pesquisando palavras-chave relacionadas ao seu nicho, para descobrir o que é tendência no seu mercado. Por exemplo, eu pesquisei sobre produtos digitais e a ferramenta revelou que licenciamento de produtos digiatis é um dos assuntos relacionados que teve um aumento repentino, ou seja, muitas pessoas estão buscando esse assunto.

aumentar a lista de email


4. Veja o que as outras blogueiras estão fazendo

Não é errado buscar inspiração em blogs do mesmo segmento que o seu. Observar como elas fazem, como elas executam suas ações é uma forma simples e super eficaz de encontrar bons conteúdos. Os comentários publicados nesses blogs também podem trazer novas ideias, então o ideal é sempre estar de olhos abertos para saber e entender o que se passa no seu mercado.

Eu por exemplo, pra entender como funciona os cursos por e-mail, me inscrevi em vários na tentativa de entender o processo, quais as copys são usadas, como é criada a dinâmica e isso tem ajudado o meu mindset que mudou pra melhor, e aos poucos vou aprendendo só observando ao meu redor. Claro que você não deve de forma nenhuma copiar o conteúdo alheio, mas sim usa-lo como fonte de inspiração.

5. Pergunte aos seus seguidores

Uma forma direta de encontrar novas ideias para qualquer coisa é perguntando para os seus leitores. Elabore uma pesquisa de público sobre um determinado assunto ou faça uma enquete perguntando sobre qual dois assuntos eles gostariam que você ensinasse mais. Nada é melhor do que parar e ouvir aqueles que movimentam o seu blog de negócios.

Então, o que eu posso criar para aumentar minha lista?

Não deixe que o medo de achar que ninguém vai baixar seus brindes, impessa você de criar sua lista. Não se preocupe também se você nunca criou um freebie, você vai se surpreender quando perceber o quanto as pessoas vão amar seus brindes. Aqui estão algumas ideias pra você começar:

1) Ebooks e Guias: A maioria dos produtores de conteúdo criam esse tipo de brinde para aumentar a lista de email por ser algo comum e conhecido, pelo fato de ser uma forma de distrubir mais informações, além daquelas que foram ditas do blog ou no vídeo. 

2) Mini cursos: Uma forma de educar seu público, de ajuda-lo a resolver uma questão. Chamos de mini curso porque o tempo máximo de duração é de 7 dias, sendo que todo dia uma aula é enviada pela plataforma de automação. Eu uso o mailchimp e já falei sobre como usa-la, veja aqui.

3) Desafios: Bem parecido com o mini curso, os desafios estão em alta e é uma grande oportunidade de aumentar a lista de forma profissional, basta definir o assunto, criar os tópicos de cada lição e no final elaborar uma ou mais tarefas referente a lição passada no dia. Geralmente os desafios levam mais tempo que os mini cursos para serem concluídos. Já vi desafios de 7 até 30 dias.

4) Imprimíveis: Os meteriais que podem ser impressos recebem uma enxurrada de downloads. Freebies relacionados a produtividade e organização conseguem atingir um público grande. Existe uma infinidade de arquivos que podem ser criados e distribuidos aos seus leitores para impressão.

5) Podcasts: Crie conteúdos através de áudios e disponibilize aos seus leitores. Esse é um formato ainda pouco usado pelas blogueiras, e sem dúvidas é uma maneira criativa de passar sua mensagem. Além dos conteúdos normais, você criar cursos e workshops somente de podcasts.

6) Workshops e Webinars: Os gurus do marketing digital adotaram esse formato para distribuir seus conteúdos na intenert de forma diferenciada e nós, meros telespectadores amamos. Eu sempre me inscrevo em workshops gratuitos que as vezes são ao vivo, outras gravados, para receber os avisos daquele evento, eu preciso deixar meu e-mail.

7) Lista de ferramentas úteis: É um dos tipos de conteúdo que as pessoas mais amam ler porque a gente sempre está em busca de uma nova ferramenta ou de um novo aplicativo que nos ajude. Então faça uma ampla pesquisa para encontrar materiais importantes que o seu público adoraria conhecer, e liste tudo em um pdf. 

8) Quiz: Crie um freebie de perguntas e respostas relacionado a um conteúdo muito acessado no seu blog. Uma postagem do Manual que recebe muitas visitas diariamente é o guia completo sobre como ganhar dinheiro com o blog, então eu poderia facilmente criar uma enquete perguntando as minhas leitoras qual a sua forma preferida de monetizar seus conteúdos.

Além de criar um freebie de entretenimento, eu conseguiria capturar vários e-mails e com o resultado da enquete, eu saberia a forma de gerar renda que os meus leitores mais gostam e assim, criaria mais conteúdos sobre o resultado da enquete. Use o site Quizur para criar enquetes profissionais.

9) Cupons de descontos: Se você tem uma loja ou um produto que está sendo ofertado no blog, você pode criar cupons exclusivos para quem assinar a sua lista. 

10) Checklist: Outra forma interessante de educar o seu público é oferecendo um passo a passo, um guia simples e direto de como resolver uma determinada dor do seu público-alvo, sempre dentro do seu nicho.

11) Kits: Crie arquivos digitais como planejadores, organizadores ou qualquer outro tipo de material gráfico que pode ser feito no canva por exemplo, e ofereça pra quem entrar pra sua lista. Mas a ideia é que você crie um kit dentro do seu nicho, que o seu público vai adorar receber pois só assim ele vai ter interesse no seu freebie. Eu por exemplo posso criar um kit pro instagram, com wallpapers, com capas para destaques, com templates para os stories pois todos esses materiais estão dentro do meu segmento.

12) Acesso livre: É a maneira mais ultilizada pelas blogueiras gringas. Elas criam freebies variados, e em seguida colocam tudo em uma página protegida por senha, onde só quem se inscreve recebe uma senha para ter acesso livre e usar os materiais. Em breve teremos uma aqui no manual, e se você quiser aprender como criar uma é só deixar nos comentários para eu saber!

Salve esse pin para ver mais tarde!

 aumentar a lista de email


Conclusão

O segredo de um freebie bem elaborado é ele ser direto e sem enrolação, pois quando alguém baixa um material gratuito ele deseja obter resultados imediatos e se o seu freebie for um ebook por exemplo, tome cuidado para não criar uma enciclopédia porque ninguém vai querer ler um arquivo gigante.

Então, seja sempre breve e objetivo. Vá direto ao ponto, sem enrolação e verá seus freebies serem baixados e compartilhados por quem te segue. Só não esquece de deixar claro que são somente para uso pessoal, e que eles não podem ser comercializados e nem distribuidos sem a sua autorização. Assim evitará de ser plagiado.

E você, já criou o seu freebie?
Se gostou do artigo não esqueça de compartilhar para ajudar no crescimento do Manual.
E se você gostou mais ainda, venha fazer parte do nosso grupo fechado para blogueiras empreendoras lá no facebook, temos interação todos os dias!!!
Siga o blog também no Instagram e no Pinterest!

12 comentários:

  1. Oi, Lorena! Eu terminei meu freebie hoje, é um e-book "Como investir com pouco dinheiro"... Não disponibilizei ainda, mas não vejo a hora!

    Amei a sua sugestão de criar uma biblioteca, e já estou ansiosa pra conhecer a sua... Ensina sim como criar uma.

    Www.nossaquevicio.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, que tudo!!! Tenho certeza que o seu público vai amar o ebook, e sem sombras de dúvidas virão muitos outros, e quem sabe um não se torna um produto pra gerar renda passiva pra você, neh?! Todo sucesso do mundo pra vc, Lu \0/

      Excluir
  2. Adorei! Comecei a investir no e-mail marketing a pouco tempo para ajudar não apenas meu blog a crescer mas também vender meus ensaios. Ainda estou pegando o jeito e vendo o que posso criar de exclusivo para esses leitores, adorei o post irá me ajudar muito :D

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O e-mail marketing sem dúvidas é uma das principais ferramentas para um negócio online, porque como eu sempre digo, as redes sociais não nos pertecem, não temos controle sobre elas, e com a lista temos mais controle, são nossos contatos!!

      Excluir
  3. Adorei.... Andei pensando em criar uma planilha de gastos pessoais editavel para disponibilizar no meu blog

    Www.marianabeira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ótima ideia de freebie Mah! As pessoas adoram planilhas e se for imprimível então, aí sim que elas baixar e compartilhar sua isca digital =) Bjão linda :*

      Excluir
  4. Olá Lorena eu quero fazer te uma pergunta pois já procurei tudo e não encontro como fazer, bem aqui vai: No inicio do teu blog tu tens uma caixa de e-mail onde diz para participarem na tu comunidade de mulheres bem eu já procurei e procurei como fazer um formulário igual ao teu na horizontal bem igual só mudando a minha cor para rosa e por outro slogan, o problema é que não encontro nenhum tutorial para fazer a caixa igual a tua e colocar no inicio do blog como tu tens. Será que era pedir muito se tu podias fazer um tutorial como fazer esse formulário igual ao teu sem ser copia claro. Vou deixar aqui o link do meu blog se não te importasses de me deixar um comentário com o teu link do post, espero não estar a ser abusada, lololol blog https://www.blogueiraportuguesa.online/ um grande beijinho e obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandra, no post sobre como criar uma lista de email grátis pelo mailchimp eu disponibilizei um formulário, para ser usado na lateral. Mas prometo que em breve solto um tutorial ensinando a configurar um box como o meu.

      Beijo grande :* <3

      Excluir
  5. Amei suas dicas,sempre venho no seu blog para v~e novas ideias,quando quiser da uma olhadinha no meu blog. www.mulhernovaera.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Erica =) Com certeza eu vou visitar seu cantinho sim <3 Sucesso!!

      Excluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site. Ao continuar navegando, consideramos que aceita o uso. Aceito Quero mais informações