LANÇAMENTO: Criei a metade do seu ebook.Todas as ferramentas que você precisa para criar e lançar seu ebook estão prontas. QUERO CRIAR MEU EBOOK

X


10 junho 2020

Como criar um formulário no mailchimp personalizado

criar um formulário no mailchimp

Criar uma lista de email é fundamental quando se quer crescer no mundo digital, pois ela é um ativo todo seu, ao contrário das redes sociais que não nos pertencem e na qual não temos controle algum. A sua lista pode ter a quantidade de leads que o serviço de email que você usa permite.

Existem serviços de email que você pode ter 50, 100, 200, 500 mil contatos ou até mais dependendo do plano contratado pelo seu serviço de email. A vantagem é que não a risco de perca, ou seja, você não vai perder seus contatos por bloqueios como acontece com as redes sociais.

Outra vantagem é que com a lista você tem um contato direto com sua audiência e se ela for engajada o retorno é grande, pois o engajamento aumenta as taxas de abertura dos emails. Tudo isso se faz com estratégias, com bons títulos de emails e com conteúdo de qualidade.

Mas para ter uma lista com muitos contatos é preciso criar um formulário para que as pessoas deixem nome e email pois assim você poderá enviar atualizações e novidades do seu trabalho.

Qual a função de um formulário?


Capturar emails de pessoas interessadas em receber seu conteúdo em primeira mão. Mas também você pode criar um formulário para sua audiência deixar o nome e email em troca de um freebie. Essa é uma ótima maneira de atrair novos assinantes todos os dias.



Mas, por que o Mailchimp?


  • Ideal para os iniciantes, pois o plano free oferece até 2.000 leads.
  • É possível enviar até 10.000 campanhas por mês.
  • Possui autoresponder no plano free.
  • Possui criador de páginas de captura com formulário integrado no plano free.
  • Sua interface é de arrasta e solta.
  • Apesar de não ter uma versão em português, é possível usar extensão Google tradutor.


Qual melhor local no blog para adicionar um formulário?


Alguns locais no blog são mais quentes que outros e por isso vale a pena testar qual deles é o melhor. Isso vai depender inteiramente do seu blog, por isso fazer testes é importante, mas para te inspirar eu separei alguns locais que eu já testei em meu blog e deram certo.

Acima da área da postagem


Local quente porque é o primeiro campo de visão do visitante e geralmente é o lugar mais cobiçado pelos anunciantes, inclusive o Google Adsense, por isso faça o teste adicionando o formulário acima da área da postagem, abaixo do nome do blog ou abaixo do slide.

Dentro das postagens


Outra área quente pois é o local onde os visitantes mais passam tempo. O mais comum que vejo sobre formulários dentro de postagens, em sua maioria em blogs gringos, são formulários de inscrição para baixar um brinde ou ter acesso a um curso gratuito, ou seja, caso seu formulário não tenha um brinde como incentivo, não vale a pena adicionar dentro das postagens.

No rodapé das postagens


O rodapé da postagem é um ótimo local para formulários que não oferecem brindes, que o incentivo é apenas a atualização de conteúdo, onde você vai usar apenas a frase "receba novidades no email". Esse tipo de formulário pode e deve aparecer no rodapé de todas as postagens.

Na barra lateral


Já foi muito utilizado por anunciantes no passado, porém esse local é menos indicado nos dias atuais porque hoje em dia quase ninguém presta atenção na barra lateral de um blog, mas isso não significa que esse é um espaço inútil, pois ele pode ainda servir, como eu já disse, é preciso testar.

Como criar um formulário no mailchimp personalizado


Os formulários do mailchimp possuem um padrão nada atrativo e então é preciso personaliza-los para que fiquem visualmente atraentes aos olhos dos nossos futuros assinantes. O formulário que você vai aprender a criar é sem graça, mas depois de personalizado ele vai ficar bonito e profissional.

criar um formulário no mailchimp

1. Crie um formulário no mailchimp


Lembrando que primeiro é preciso ter uma conta no mailchimp para darmos continuidade na criação do formulário. Então, no menu, que fica no topo do painel no mailchimp, clique em Create > Signup form.

criar um formulário no mailchimp

Em seguida você será direcionada para a página Grow your audience with a signup form. Escolha a opção Embedded form, verifique se a lista está selecionada e depois clique em Begin.

criar um formulário no mailchimp

2. Copie o código do seu formulário de captura


Escolha a opção Classic que fornece apenas o código base, sem nenhuma alteração.

Em Include form title adicione uma frase convidativa que induza sua audiência a se inscrever no formulário. Crie uma frase que tenha uma promessa, seja atualização de conteúdo ou um brinde.

criar um formulário no mailchimp

3. Adicione o código do fomulário no blog


Lembrando que esse tutorial foi testado na plataforma Blogger, portanto não posso afirmar que ele funcione no wordpress ou em outra plataforma de blogs. E se você ainda não tem um blog, participe do meu curso gratuito onde te ensino a criar um blog grátis e profissional em apenas 7 dias na plataforma blogger de forma simples e descomplicada. 

Então acesse seu painel no Blogger, clique em Layout > Adicionar um Gadget e dentro da janela que vai se abrir cole o código do formulário que você copiou na etapa anterior. Clique em Salvar.

4. Personalize seu formulário de captura


Agora vamos dar cor e vida ao nosso formulário adicionando CSS no corpo do template. 

Então, ainda no seu painel no Blogger, clique em Tema > Editar HTML, clique dentro da janela de códigos do template, no teclado aperte CTRL e F ao mesmo tempo e uma caixa de busca vai surgir.

Dentro dela digite o comando ]]></b:skin> e aperte Enter no teclado.
Acima dele cole o código CSS que está nessa página.
Visualize e estiver tudo ok, clique em Salvar.

Não conhece os comandos CSS? Então leia  23 códigos CSS que toda blogueira deveria conhecer.

5. Modificando a palavra no botão do formulário


Infelizmente a única forma de trocar a palavra no botão é manualmente, portanto acesse o código do formulário, que foi gerado no seu painel do mailchimp, e que está adicionado em seu blog.

Agora busque pela palavra Subscribe e troque por Inscreva-se ou por qualquer uma do seu agrado, como a imagem abaixo ilustra. Note que no código contém duas palavras iguais, porém troque apenas a primeira.

Depois é só clicar em Salvar.

criar um formulário no mailchimp

Salve esse Pin em sua pasta favorita!

criar um formulário no mailchimp

Gostou da dica? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do Manual.
Não esquece de me acompanhar nas redes sociais: Facebook | Grupo |  Instagram Pinterest

2 comentários:

  1. É possível criar dois ou mais formulários diferentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na conta free você pode ter apenas uma lista, mas pode segmenta-la separando os leads em categorias, então existe basicamente duas formas de formulário, que ao meu ver, vale a pena criar: Um formulário padrão, que você pode segmentar os leads e outro formulário que você pode capturar um determinado lead.

      Por exemplo: Você criou um formulário padrão que captura qualquer pessoa. Mas você também pode criar um formulário para capturar apenas pessoas interessadas em um determinado assunto. Ae você precisa segmentar no seu painel.

      Não vale a penas ter milhares de formulários. É melhor ter um, e segmentar, separando cada lead que entra por categoria.

      Excluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves
Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site. Ao continuar navegando, consideramos que aceita o uso. Aceito Quero mais informações